e-mail: brasilraiz@uol.com.br

 Tel. (11) 99865-0368
 Notícia de Última Hora

Como surgiu o Brasil Raiz
29 anos de muita luta,
A serviço da cultura brasileira

A trajetória do Brasil Raiz sempre foi marcada de muita luta. De início, valorizando a música caipira. Depois, o samba, enfim a cultura brasileira. Era agosto de 1993. Em agosto de 2022, o jornal completará 29 anos de história.
O jornalista Alarico Rezende, um paulista de Votuporanga, que morou até os 15 anos de idade em Santa Fé do Sul, pertinho do Rio Paraná, naquele 1993, quando foi extinto o caderno "Diário Sertanejo", do Diário Popular, da capital paulista, resolveu criar um veículo que valorizasse a cultura caipira, dando oportunidade ao artista, intérpretes e compositores. O Brasil Raiz nascia na Barão de Tatuí, na Santa Cecília, no escritório de show da dupla Chico Rey e Paraná, na época empresariados por Gracias Porto.

 

Número 1 do Brasil Raiz - agosto de 1993




Com o objetivo de resgatar o melhor das nossas raízes culturais, foi plantada a semente do "projeto Brasil Raiz", no ano de 1993. Idealizado pelo jornalista Alarico Rezende, o jornal Brasil Raiz, mais precisamente em agosto daquele ano, ganhava vida.
No começo da década de 1990, antes do Brasil Raiz, o editor atuou como repórter na equipe do Diário Sertanejo, do Diário Popular (hoje Diário de São Paulo), trabalhando ao lado de Donizete Costa, Dirceu Soares, Pedro Vaz, Luiz Bertotti e Cristina Rufatto. Caderno este que foi extinto no começo de 1993, ou seja, durou dois anos.

O Brasil Raiz a cada edição, desde 1993, procura contar um pouco da história da música caipira, do samba, enfim das nossas raízes culturais.

Outro espaço importante é Brasil Interior, com informações de municípios brasileiros. Recentemente, criamos no jornal As Belezas do Brasil, falando do turismo das cidades brasileiras, editado por Emilce Diniz.
Na mídia - No dia 17 de julho de 2003 o Jornal da Tarde, de São Paulo, publicou entrevista com o editor do Brasil Raiz no caderno de Informática, que contou um pouquinho da história da difícil trajetória cultural, desde a década de 1990, quando tudo começou.

A partir de outubro de 2020, abrimos espaço para Belo Horizonte, passando a integrar a capital paulista com a bonita capital mineira pela comunicação. Até maio de 2022 já são 229 edições, a serviço da cultura brasileira.

Rádio Brasil Raiz
Desde 31 de julho de 2010, objetivando dar maior dimensão ao nosso trabalho cultural, criamos a Rádio Brasil Raiz, integrando a nossa cultura à cultura internacional, levando a nossa música, as nossas raízes a todos os cantos do mundo, por meio da web. Temos encontrado a cada dia apoio de muitos amigos, espalhados por vários países, o que tem fortalecido o slogan de "a rádio de muitos amigos". em 2022, a Rádio Brasil Raiz completa 12 anos no ar!

Voltar