Anuncie no Brasil Raiz Online e jornal Brasil Raiz. Ligue: (11) 99865-0368

  Fale conosco:  brasilraiz@brasilraiz.com.br

História dos Municípios Paulistas

Santana de Parnaíba, mais de 4 séculos de história

Alarico Rezende
Editor do Brasil Raiz

A reportagem do Brasil Raiz já esteve algumas vezes na histórica Santana de Parnaíba. Uma cidade com um casario de construções coloniais. Dentre as ruas com um bonito casario, vale destacar a Rua Bartolomeu Bueno da Silva.

Na oportunidade, estivemos na Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura Municipal e também na Câmara de Vereadores, que fica no Centro Histórico, onde fomos muito bem recebidos pela jornalista Meiri Borges, da assessoria de imprensa.


A Igreja Matriz Nossa Senhora Sant’Ana, na Praça XIV de Novembro, é muito bonita. Outro espaço importante que visitamos foi o Cemic – Centro de Memória e Integração Cultural, onde conversamos com Agacir Eleutério, sobre a cultura do município e ainda sobre música caipira, que é o carro-chefe do Brasil Raiz.

Santana de Parnaíba, hoje com 426 anos, de acordo com histórico do site oficial do município, nasceu à margens do Rio Tietê, na administração de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil. No dia 14 de novembro de 1625, o povoado, que cresceu ao redor da capela, teve a denominação de vila, recebendo o nome de Santana de Parnaíba.

Por ocasião das festividades em novembro deste ano, foi inaugurado o Monumento aos Bandeirantes. As peças do Monumento aos Bandeirantes foram modeladas em argila, uma a uma. O projeto teve início há três anos e meio na administração de Silvinho Pecciolli – prefeito de 1997 a 2004.

A conclusão da obra foi este ano pelo prefeito Benedito Fernandes. A estrutura, em forma de muralhas dispostas em posição crescente, as esculturas de bandeirantes famosos e outras, simbolizando suas grandes qualidades, compõem o monumento.

História – Há registros de que o primeiro a se instalar na região foi o português Manuel Fernandes Ramos, que esteve numa expedição realizada em 1561 por Mem de Sá para explorar o sertão – no sentido Rio Tietê abaixo, em busca de ouro e metais preciosos. No período colonial, a vila possuía apenas uma economia de subsistência, baseada nas lavouras de trigo, algodão, cana, feijão e milho, sustentando um pequeno comércio com as povoações vizinhas. A cidade permaneceu estagnada até o início do século 20, quando a Light & Power Company construiu sua primeira usina hidrelétrica no País, abrindo um novo campo de trabalho na região. Sua denominação foi reduzida, não se sabe quando, para Parnaíba, mas em 30 de novembro de 1944 volta a adotar seu nome atual, Santana de Parnaíba.

Fonte de pesquisa/história: Site oficial de Santana de Parnaíba
www.santanadeparnaiba.sp.gov.br
Secom: Tel. 4622-7500/7607
Rua Pedro Procópio, 203 – CEP 06501- Santana de Parnaíba-SP


Voltar