Anuncie no Brasil Raiz Online e jornal Brasil Raiz. Ligue: (11) 99865-0368

  Fale conosco: alarico.brasilraiz@uol.com.br  e  brasilraiz@brasilraiz.com.br

História dos Municípios Paulistas

Pirapora do Bom Jesus, banhada pelo Rio Tietê,
a 54 quilômetros da capital paulista
Uma rica cultura e uma religiosidade intensa

Pirapora do Bom Jesus – a 54 quilômetros da Praça da Sé, capital paulista – é o último município da Grande São Paulo banhado pelas águas do Rio Tietê, localizado na Região Oeste da Grande São Paulo. Com uma população aproximada de 15 mil habitantes e 99 km² de extensão territorial, com clima tropical e a 668 metros acima do nível do mar.

Data de fundação: 25 de maio de 1730 e oficializada no dia 6 de agosto de 1730. A sua emancipação política se deu em 31 de dezembro de 1958.
História – A origem do nome vem do Tupi Guarani, cujo significado é Peixe (Pira) que pula (Pora), pois os peixes na desova tentavam pular para cima da cachoeira. Em 1725, a imagem de madeira do Senhor Bom Jesus, Santo Padroeiro da cidade foi ncontrada numa corredeira, apoiada numa pedra do Rio Tietê, por José Almeida Naves, dando origem ao 1º Centro Cristocêntrico do Brasil.

Segundo dados históricos, José Almeida Naves "decidiu transportar a imagem para o município de Santana de Parnaíba, quando o carro de seis juntas de bois atolou na estrada. Contam os relatos que vários homens tentaram em vão retirá-lo, quando se acercou um surdo-mudo destes homens e disse: “Coloquem uma só junta e a imagem voltará de onde saiu”.

Os homens seguiram seu conselho e o carro saiu do atoleiro. Pasmos eles ficaram, pois este surdo-mudo nunca falara antes". No local onde aconteceram os fatos, foi erguida uma capela e esta notícia se espalhou rapidamente. Iniciaram-se assim as primeiras romarias, com os devotos cumprindo suas promessas e banhando-se nas águas milagrosas do “Beco do Rio Santo”.

A partir daí, a cidade vem recebendo um grande número de romeiros, tanto em datas religiosas,
quanto nos finais de semana.

Banhada pelo Rio Tietê – A cidade de Pirapora do Bom Jesus é banhadapelo Rio Tietê, antigo Rio Anhembi e este fator foi de extrema importância na fundação do município.

Em suas águas, originou-se o nome da cidade, navegou a Imagem Milagrosa do Padroeiro e durante muitos anos foi fator de contribuição para desenvolver o povoamento da região, servindo como via de transporte e comunicação, gerando energia, doando seus peixes para sustento dos habitantes e animais, irrigando a vegetação, proporcionando lazer ao deslizar carinhosamente os barquinhos e cedendo sua beleza paisagística para encantar a visão de quem visita a cidade.

Possui nascentes de água e cachoeiras, inclusive vertentes que abastecem Pirapora. Devido a sua altitude, pode se avistar todo o município, além de cidades vizinhas até a Rodovia Castello Branco.

Fonte de pesquisa/texto: Site oficial de Pirapora do Bom Jesus: www.piraporadobomjesus.sp.gov.br
Prefeitura Municipal de Pirapora do Bom Jesus: Praça dos Poderes Municipais, 57, Centro –
Telefone: (11) 4131-9191.

Nota da Redação: Na segunda quinzena de junho a cidade realiza a tradicional Festa Junina. Pirapora é muito conhecida também pelo Samba de Roda, o samba com sotaque caipira. Além da religiosidade, a cidade tem uma cultura que vale a pena conhecer.
Em fase de edição e pesquisa. Aguarde mais informações.

Voltar