Anuncie no Brasil Raiz Online e jornal Brasil Raiz. Ligue: (11) 2206-8587

  Fale conosco: brasilraiz@uol.com.br

Grande São Paulo História dos Municípios

Osasco
Uma força da economia paulista

HistóriaO município de Osasco, o 5° maior do Estado de São Paulo, teve início numa região de sítios e chácaras. Localizado às margens do Rio Tietê, no século 20 havia uma aldeia de pescadores e grandes fazendas. Uma delas foi comprada pelo imigrante italiano Antonio Agu. Ele foi dono de vários negócios e terras na região.

No ano de 1887, Antonio Agu adquiriu uma gleba de terra no
KM 16 da Estrada de Ferro Sorocabana. Em 1890, ampliou sua olaria,tendo como sócio o barão Sensaud D'Lavaud, fábrica esta que produzia tijolos e telhas e passou a fazer tubos
e cerâmicas. Daí surgiu a primeira indústria da cidade:
a Companhia Cerâmica Industrial de Vila Osasco.

Depois de várias iniciativas, em 1895, Antonio Agu construiu a Estação Ferroviária, edificando várias casas nos arredores, para residência de operários que chegavam para trabalhar na obra.

Os dirigentes da Estrada de Ferro quiseram batizar a estação com o nome do principal empreendedor da região, Antonio Agu, mas ele solicitou que a homenagem não fosse dada a ele e sim à sua cidade natal da Itália:Osasco.

A partir daí, Osasco passou a ser conhecida como região e o seu desenvolvimento teve um impulso ainda maior. Muitas indústrias importantes se instalaram na região, assim como o comércio ficou fortalecido. A mão-de-obra dessas indústrias era formada de imigrantes, o que provocou um crescimento populacional.

Osasco cresceu muito. Tanto que em 1952 tiveram início as primeiras manifestações pela emancipação, para em seguida tornar a cidade em subdistrito de São Paulo.

Depois de muito trabalho, contraposições e empecilhos, o movimento emancipacionista teve um avanço. No dia 19 de fevereiro de 1962, depois de um difícil plebiscito, Osasco conseguiu sua emancipação, tornando-se município. Esta data até hoje é motivo de muito orgulho. Dentre as grandes empresas do município, o destaque é o Bradesco (na foto à esquerda), que tem sua sede na Cidade de Deus, em Osasco

Um dos municípios mais promissores do País


O município de Osasco, além de ser o 5° do Estado de São Paulo, é um dos mais promissores do País, com uma economia forte. O Centro de Osasco conta com o bonito e muito bem cuidado calçadão, que leva o nome de Antonio Agu, que em novembro de 2006 completou 20 anos, tendo mais de três quadras, considerado o maior centro comercial de Osasco.

A transformação da Rua Antonio Agu em calçadão começou na administração de Francisco Rossi. A idéia inicial era instalar um shopping a céu aberto. A Prefeitura asfaltou a rua e colocou três grandes blocos de cimento em frente da Estação Osasco, abrigando floreiras. Na época, a rua servia como ponto de ligação entre o Largo e a Avenida dos Autonomistas. O primeiro trecho do calçadão, de 283 metros, entre a Rua Fiorino Beltramo e Largo Antonio Menck, foi inaugurado no dia 1° de novembro de 1986.

No início denominado "fechadão", desde a Praça Antonio Menck até a Rua República do Líbano. Atualmente, o calçadão tem mais de três quadras, até a Avenida Marechal Rondon, com área verde, boa iluminação e limpeza. A Estação Osasco passou a contar recentemente com escadas rolantes, que dão à população maior conforto e segurança.

Fonte de Pesquisa da História: Museu Municipal de Osasco Dimitri Sensaud de Lavaud – Av. dos Autonomistas, 4001 – Tel.: (11) 3654-3108

Nota da Redação: Em fase de edição e pesquisa. Aguarde mais informações.

Diariamente ouça o Programa Balança Brasil, às 18 horas, com Domingos Leite, na Máxima FM, 92,7
Às sextas-feiras: participação especial do jornalista Alarico Rezende

Voltar